terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Cavaleiro de ouro: Dohko De libra



Dohko de Libra

 

Dohko
童虎
Dohko1.jpg
Cavaleiro de Ouro
Dohko de Libra (天秤座の童虎, Raibura no Douko), também conhecido por Mestre Ancião, é um dos personagens principais da série Os Cavaleiros do Zodíaco, de Masami Kurumada.

Índice

 [mostrar]

    Origem do Nome Editar a secção Origem do NomeEditar

    Do japonês e Chinês, Pequeno Tigre.

    Sua ResponsabilidadeEditar a secção Sua ResponsabilidadeEditar

    Possivelmente a respossabilidade de Dohko de vigiar o selo de Hades para Atena é similar ao que Zeus fez depois da derrota dos Titãs, ele encarregou os hecatônquiros, gigantes de cem braços, para vigiar os portões do tartaro e impedir que os Titãs saissem. Foi o que possivelmente serviu de inspiração ao anime.

    Histórico Editar a secção HistóricoEditar


    Dohko em sua velhice.
    Felipe.hieiCriada por Felipe.hiei

    Dohko é o Cavaleiro Dourado de Libra que lutou na última Guerra Santa contra Hades no ano de 1743, onde somente ele e Shion de Áries sobreviveram.
    Após a Guerra Santa, Shion se tornou Grande Mestre do Santuário, e Dohko, ficou com o encargo de vigiar o selo que aprisionava Hades e seus 108 espectros. Para esse fim Atena concedeu a Dohko a técnica do envelhecimento retardado (Misopetha-Menos), que pemitiu que o coração dele batesse apenas 100.000 vezes por ano (100.000 é o número médio de batimentos diários do coração), assim, em 243 anos, Dohko envelheceu o equivalente a apenas 243 dias. Desde então, Dohko manteve-se fixo e em vigília nos Cinco Picos Antigos de Rozan, na China. Possivelmente para evitar que o selo que lacrava Hades fosse violado. Prova disso foi a luta de Dohko contra Alberich XIII, nos cinco picos antigos, embora o anime não deixe claro, mas com certeza este queria por algum motivo violar o selo de Hades e liberta-lo, sendo derrotado pelo cavaleiro de libra.
    No mangá Saint Seiya: The Lost Canvas, Dohko treinou Tenma, Cavaleiro de Pégaso em 1743. Entretanto, no mangá Saint Seiya: Next Dimension, o Cavaleiro de Libra não é mestre de Tenma. Na era atual, foi o mestre deShiryu, que se tornou o Cavaleiro de Dragão.
    Durante a rebelião de Saga de Gêmeos, Dohko negou-se a comparecer ao Santuário, pois já havia percebido que Shion fora morto e alguém entre os Cavaleiros de Ouro assumira a identidade de Grande Mestre, tal atitude foi interpretada por alguns cavaleiros como um ato de traição. No entanto, com a queda de Saga após a Batalha do doze Casas, Dohko assumiu o titulo de Grande Mestre do Santuário, mas sem jamais deixar os Cinco Picos.
    Durante a Guerra Santa contra Poseidon, ele proibiu que os Cavaleiros de Ouro deixassem o Santuário. Após a batalha contra o deus dos mares, o selo de Atena se rompeu, libertando Hades e seus espectros. Dohko se dirigiu ao Santuário e acendeu o Relógio de Fogo dando início a uma Nova Guerra Santa. Graças ao Misopetha-Menos, Dohko tem a oportunidade de lutar com o mesmo físico e vigor de 1743.
    A última aparição do cavaleiro de Libra na série cronológica é no Muro das Lamentações, onde, juntamente com os outros onze Cavaleiros de Ouro, se sacrifica para destruir o Muro e permitir que os Cavaleiros de Bronzechegassem até Atena.
    No decorrer da série Lost Canvas, sua forma de batalhar era muito parecida como Shiryu, na luta contra Gordon de Minotauro, ele retira sua armadura ficando apenas com uma espada, diferente do Shiryu que luta apenas com as mãos limpas.
    No filme Prólogo do Céu, Dohko, assim como os outros Cavaleiros de Ouro, tem sua alma selada.

    Outras ApariçõesEditar a secção Outras ApariçõesEditar

    Dohko de Libra também aparece no Filme "A lenda dos Defensores de Atena", onde ele é quem revela aos cavaleiros sobre o passado sombrio de Abel e conta como este deus tentou destronar Zeus e se tornar o novo governante do Olimpo, ele apenas aparece fazendo dialogos com Shunrei e Shiryu, mas não age e nem luta.

    Particularidades da Armadura Editar a secção Particularidades da ArmaduraEditar

    Armadura de Libra: A armadura de Libra representa a balança de Têmis. Têmis era a deusa grega guardiã dos juramentos dos homens e da lei, sendo que era costumeiro invocá-la nos julgamentos perante os magistrados. Por isso, foi por vezes tida como deusa da justiça, título atribuído na realidade a Diké. Têmis empunha a balança, com que equilibra a razão com o julgamento, e/ou uma cornucópia; mas não é representada segurando uma espada. Seu nome significa "aquela que é posta, colocada". Sua equivalente romana era a Deusa Justitia.


    A armadura de Libra no mangá.
    Felipe.hieiCriada por Felipe.hiei





    A armadura de Libra no anime.
    Felipe.hieiCriada por Felipe.hiei

    Anime e Mangá: O object possui a forma de uma linda balança dourada. O design da Armadura de Libra envolve uma característica incomum entre as outras armaduras de ouro, devido à sua assimetria pronunciada nas ombreiras, tem duas ombreiras diferentes, o ombro direito tem uma forma grossa e curvada e o esquerdo é fino e reto, e no posicionamento dos escudos, Kurumada coloca um escudo na parte de trás da ombreira esquerda e os outros na mão. Kurumada mostrou em um detalhe um ligeiro desequilibrio em Dohko, que é um pouco mais pronunciado tigre que dragão. O felino se encontra no capacete da armadura, que tem a forma da cabeça de um tigre, no nome do personagem e em sua tatuagem, mas o dragão está em suas técnicas de luta e agora é atribuído ao seu discípulo Shiryu. Este design também pode significar que Dohko, longe de perfeita neutralidade, inclina-se para os "bons". Esta armadura não tem enfeites especiais, e pedras preciosas incorporadas, nem relevos, nem desenhos. Seus escudos são cobertos com diferentes combinações de linhas retas, as pernas lembram o pescoço de uma cobra, tem coquiliera pontiaguda, seu principal atrativo é o espetacular capacete e as 12 armas, incluindo que o Dohko parece ser um "samurai", pelo tipo de armadura, dependendo do seu ponto de vista.

    Armas de Libra Editar a secção Armas de LibraEditar


    As 12 armas de Libra.
    Felipe.hieiCriada por Felipe.hiei

    A Armadura de Libra possui acoplada nela seis tipos diferentes de armas que só podem ser usadas se o Cavaleiro de Libra e Atena acharem a causa justa:
    Tonfá de Ouro (Gold Tongfar): Essa Arma corresponde ao chamado do Cosmo do Cavaleiro que a carrega. Unindo o poder destrutivo do tonfá ao poder do cosmo do usuário, um único golpe dessa Arma define o rumo da batalha. Foi usada por Shaka de Virgem para destruir o muro das lamentações.
    Tridente de Ouro (Gold Trident): A energia do cosmo do guerreiro jorra pela ponta do tridente, causando danos inimagináveis ao oponente atingido. Foi usada por Ikki para destruir o Pilar do Oceano Antártico, e por Aiolia de Leão contra o Muro das Lamentações.
    Espada de Ouro (Gold Sword): Uma espada altamente resistente. O fio de sua navalha é capaz de cortar até mesmo o esquife de gelo do Camus. Também foi usada por Shion durante a Guerra Santa, e por Mu contra o Muro das Lamentações.
    Escudo de Ouro (Gold Shield): O escudo pode ser usado não somente para proteção, mas também para o ataque quando é arremessado. Foi utilizado por Shiryu e por Aiolia na luta contra Pontos. Somada ao seu peso, a rotação em alta velocidade aumenta seu poder destrutivo. Foi usada por Dohko para destruir o muro das lamentações.
    Barra Dupla de Ouro (Gold Twin Rod / Gold Nunchaku): Armazenando o Cosmo do usuário, o nunchaku de Libra espalha brilhos como estrelas a cada movimento. A corrente é flexível e estica-se o quanto quiser. É constituído de duas barras. Foi usada por Milo de Escorpião para destruir o muro das lamentações
    Barra Tripla de Ouro (Gold Triple Rod / Gold Sansetsukon): Com múltiplos modos de uso, a barra tripla exige muita habilidade do usuário. É eficaz tanto no ataque quanto na defesa. É constituído de três barras.

    Habilidades de Luta Editar a secção Habilidades de LutaEditar


    Cólera do Dragão de Dohko.
    Felipe.hieiCriada por Felipe.hiei

    Cólera do Dragão (廬山昇龍覇, Rozan Sho Ryu Ha, do japonês "Supremo Dragão Ascendente de Rozan"): Técnica que foi ensinada a Shiryu de Dragãoe usada contra Alberich XIII. Basicamente um soco direto, emanado com cosmo parecido com uma rajada de um dragão que, se acerta, leva o oponente pelos ares, enquanto o poder do golpe varia pelo cosmo que Dohko mostra no momento de sua execução. Diferente das técnicas favoritas dos outros cavaleiros, o "Cólera do Dragão" tem um ponto fraco, enquanto ataca, seu coração fica vulnerável para um ataque durante um milisegundo. Dohko fala desse ponto fraco para seu pupilo Shiryu.


    Dragão Voador de Dohko.
    Felipe.hieiCriada por Felipe.hiei


    Dragão Voador (廬山龍飛翔, Rozan Ryu Hishou, do japonês "Vôo do Dragão de Rozan"): É uma variação do Cólera do Dragão desenvolvido por Dohko e Shiryu para não exibir seu ponto fraco. Embora a técnica não tenha a vulnerabilidade da primeira, ela é bem menos potente. Dohko apenas usa essa técnica no jogos de luta para PS2.




    Cólera dos 100 Dragõesde Dohko.
    Felipe.hieiCriada por Felipe.hiei

    Cólera dos Cem Dragões (廬山百龍覇, Rozan Hyaku Ryu Ha, do japonês "Golpe dos 100 Dragões Supremos de Rozan"): A técnica suprema de Dohko, praticamente idêntica ao de Shiryu, mas a um nível superior. Ao queimar o seu Cosmo máximo, Dohko com os braços estendidos libera toda a sua energia liberando uma onda de choque devastadora que avança, destruindo tudo em seu caminho. A onda formada por puro cosmo toma a forma de centenas de dragões. A potência é muito forte, é capaz de resistir a ataques devastadores, anulando seu efeito e consumindo o adversário, podendo ainda destruir as surplices de Espectros de um nível elevado. É como se fosse oCólera do Dragão só que em centenas deles, como o Cólera já é basicamente forte, os 100 cóleras possui um poder altamente tão devastador, que até conseguiu quebrar a "Muralha de Cristal" de Shion.


    Último Dragão de Dohko.
    Felipe.hieiCriada por Felipe.hiei

    Último Dragão (廬山亢龍覇, Rozan Kou Ryu Ha, do japonês "Poder do Dragão Enfurecido de Rozan"): Golpe suicida de Dohko. É uma técnica similar ao Turbilhão de Pégaso de Seiya, exceto que, enquanto Seiya tem a intenção de subir aos céus e cair no chão, Dohko continuará a subir no ar e eventualmente no espaço, morrendo junto do inimigo. O Último Dragão é algo que Dohko desencorajou firmemente Shiryu de usar, inclusive o proibindo de usá-lo por ser uma técnica suicida esse golpe é considerado o mais poderoso do cavaleiro de libra por se for utilizado qualquer inimigo será derrotado mas Dohko iria também. Dohko apenas usou essa técnica no Lost Canvas, quando enfrentou pela segunda vez o espectro Kagaho de Benu.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Postar um comentário